Avaliação de Empresas

04/08/2020

Muitas pessoas têm o perfil de empreendedor.
 
Com base na sua experiência, conhecimento e espírito de inovação acabam criando seus próprios negócios.
 
Alguns sobrevivem!
 
Os sobreviventes muitas vezes geram o interesse de outros empreendedores e/ou investidores na detenção deste negócio criado.
 
Esse é o fator mais comum da necessidade de avaliar uma empresa.
 
Diante disso, surge uma questão crucial: Quanto vale o meu negócio?
 
Existem, ainda, outros fatores que podem ensejar a necessidade de mensurar o valor da empresa, tais como, mas não exclusivamente: ingresso de novo sócio no quadro societário, interesse de fundir empresas que entendem possuírem atividades e propósitos complementares, concessões públicas e, até mesmo casos mais complexos, como negociação das ações da empresa na bolsa de valores (abertura de capital - IPO).
 
O trabalho envolve, dentre outros atos:
 
- Análise dos indicadores de performance histórica do negócio, bem como indicadores financeiros e contábeis;
-  Revisão dos planos futuros de negócios;
- Entrevistas com a administração da empresa, intuindo ampliar e verificar o entendimento acerca das operações e perspectivas futuras da mesma;
- Discussão com a administração da empresa sobre a consistência dos critérios utilizados para cálculo de custos e receitas.
 
Ainda que subjetivo o valor de uma empresa, existem metodologias para a realização de tal necessidade.
 
Dentre as metodologias existentes, destacamos o “Fluxo de Caixa Descontado”, que consiste na projeção de quantos recursos financeiros a empresa será capaz de gerar nos próximos exercícios.
 
Esta metodologia fundamenta-se no conceito de que o valor dos lucros futuros é medido pelo montante de recursos financeiros que estarão disponíveis para distribuição aos sócios.
 
Nessa modalidade, o valor dos lucros futuros é baseado, substancialmente, em premissas e informações projetadas e fornecidas pela administração da empresa, presumindo-se um cenário macroeconômico estável.
 
Através desta metodologia, bem como de outras existentes, é possível conhecer/fixar o quanto realmente vale uma empresa.